quarta-feira, outubro 29, 2014

 

Eleitor explica seu voto em Dilma: uso o SUS

.

Por Roosevelt Soares em seu Facebook

Não sou filiado a nenhum partido. Não sou petista, comunista. Sou um pouco mais pragmático e meu voto na Dilma não é por nenhum motivo oculto. Não voto por alguma promessa abstrata. Voto por fatos reais e concreto (ou devo morar em outro país, ou sofrer de delírios). No dia seguinte que a Dilma ganhar, serei um forte crítico do sue governo e participarei ativamente da retirada dela e do PT do governo federal se identificar outro candidato viável e alinhado aos ideais que valorizo e que visualizo necessário para o país .

Hoje, meu voto na Dilma vem da experiência pessoal, porque nunca tive plano de saúde e como usuário do SUS desde criança, não posso negar que hoje o SUS é um sistema muito, muito melhor do que há anos. Hoje tenho tratamento de asma e alergia gratuito, faço check-up completo de 6 em 6 meses. Tratei um potencial câncer de pele pelo SUS. Fiz uma micro cirurgia pelo SUS e depois de algumas semanas recebi o resultado de negativo porém com todo cuidado fui investigado com vários outros exames para descartar outras possibilidades. E tudo surpreendentemente rápido e cuidadoso, até porque era um caso até então classificado como urgente. Tenho pelo SUS também, tratamento para depressão, doença que tomou anos da minha existência e por vezes já me levou muito próximo da morte, muito muito próximo mesmo, doença que eu não tinha direito de ter pois era doença de rico (eu, ateu, cheguei a ser empurrado para tratamentos espirituais, o horror dos horrores) e pela primeira vez um médico do SUS me estendeu a mão e de forma científica, posso dizer, salvou a minha vida até aqui.

Voto também pelo tratamento que a minha mãe (uma senhora de 64 anos) recebe pelo SUS, tendo todos os remédios gratuitos de hipertensão e controle de colesterol, exame de eletrocardiograma de 4 em 4 meses, exames de sangue, urina, tudo pelo SUS, marcado por telefone, sem precisar ficar em fila (nem sempre é assim, mas na maioria das vezes é). Sim é real, é parte do programa Médico de Família. E sei que muitos não usam esses serviços porque tem gente que tem pavor de clínica pública, de povão, porque no SUS você vai TER que lidar com o povão, sentar lado a lado, e isso pra mim nunca foi um problema, pelo contrário, uma lição de Brasil (eu sou povão). E esse atendimento que minha família recebe, nos afasta dos hospitais pois temos atenção básica, que libera os hospitais para fazer o que devem fazer, atender só urgência e emergência.

Voto ainda, pela imensa possibilidade de finalmente poder estudar em paz, porque no meu tempo (tenho 30 anos) pobre tinha que trabalhar uma jornada pesadíssima de trabalho e ainda tirar tempo para estudar, pagar curso superior, viver, se divertir e hoje temos bolsas, auxílio que nos permite estudar em paz, focar em estudos, melhorar a qualidade dos estudos, coisa que só os filhos de gente rica podia. Voto pelas 18 Universidades Federais novas. Voto pelo Prouni, pelo Pronatec com 370 escolas técnicas novas, pelo Pronaf. E todos são projetos reais gente, em atividade. Voto pelo Ciências sem Fronteiras que permite a todos os bons estudantes de ciências exatas e da terra poder fazer um curso no exterior, que muitos amigos inclusive fazem parte do programa e saíram pela primeira vez do país para estudar, coisa que só filho de rico podia antigamente.

Voto pelo Bolsa Família, por morar ao lado de um CRAS, ver e poder conversar diretamente com famílias que recebem o auxílio, que saem de lá todo mês carregando uma cesta de alimentos, e que eu me orgulho de saber que meus impostos fazem parte desse programa lindo (enquanto meus vizinhos odeiam, e olham torto para essas pessoas, e ficam revoltados pelos pobres saírem de lá com alimentos e dinheiro – o Brasil esta muito muito mesquinho, e meu coto é contra isso também). Voto pelo Fome Zero que matou a fome de 30 milhões de brasileiros. Voto pelo Minha Casa Minha Vida, o Luz Para Todos, pela redução do desemprego a menos de 5%. Voto pelo pagamento da dívida com o FMI e ainda virar credor do mesmo. Voto pelo Brasil que está entre as 7 maiores economias do mundo apesar da crise que engoliu a todos.

Voto pela destinação de 10% do PIB para a educação, pelo PAC Infraestrutura, Mobilidade Urbana que tem modificado o trânsito de todo o país (sim, ainda é um caos, principalmente com o farto acesso ao crédito para os automóveis). Voto pelo PAC Saneamento Ambiental, pela defesa do Pre-Sal, por aprovar a política econômica de controle da inflação MANTENDO a inclusão social e emprego. Voto pela brilhante iniciativa e liderança na criação dos BRICS que vem pra fortalecer essa nova ordem mundial que esta se formando. Voto pela instituição de uma política de relação internacional que abre mercados nos países emergentes sem fechar as portas dos países industrializados. Voto pelo fortalecimento do Mercosul, pela valorização das relações culturais com os povos latino-americanos.

Voto ainda, pelo PRONAF de estímulo à agricultura familiar, pelo Brasil Sorridente que incluiu o tratamento de dentes na rede pública de saúde, pelo Brasil Sem Miséria, o maior programa de ascensão social do Mundo. VOTO, pelo Brasil de Todas as Telas, Mais Cultura nas Escolas, o Vale Cultura, o Cultura Viva, pelos mais de 4 mil pontos de cultura que brotaram pelo país afora, com várias oficinas e democratizando o acesso a produtos e serviços culturais que refletem não só a riqueza do nosso povo mas também influencia parte significativa da nossa economia.

É… Acho que posso parar por aqui. Tudo isso que disse é real, é fato, é concreto, não é promessa. Temos problemas? Temos sim, muitos, e vamos ter sempre, mas o meu voto hoje é muito pelo presente, que não esta bom não, mas já é concretamente a mudança que sonhei há anos quando votei pela primeira vez no Lula. E me orgulho dos meus votos desde então.

====================

Estamos subscrevendo o que disse o Roosevelt. Também somos usuários do SUS e talvez por sorte, nunca encontramos a paisagem surreal que a TV mostra como sendo a mais comum no SUS. Não é tão bom como o Albert Einsten, mas não é tão ruim como o portal do Inferno que pintam.

Tico

Comments:

Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?