sexta-feira, janeiro 15, 2016

 

Quem é quem na Saúde!!!

.
Isso vai para os que sem saber de nada, sem saber como funcionam as coisas da saúde, e como as leis distribuem as atribuições, saem culpando a Dilma (Governo federal) por todo de errado que os governadores e prefeitos fazem. Por favor antes de sair por ai largando bobagem pela boca procure informações vá até seu governador, seu prefeito e pergunte onde ele esta socando o dinheiro publico repassado a eles pelo governo federal. Coloco abaixo algumas coisas deixem a preguiça de lado e Confiram os compromissos de cada um deles:

União
É responsabilidade da União coordenar os sistemas de saúde de alta complexidade e de laboratórios públicos. Por meio do Ministério da Saúde, a União planeja e fiscaliza o SUS em todo o País. O MS responde pela metade dos recursos da área; a verba é prevista anualmente no Orçamento Geral da União.

Estados
É papel dos governos estaduais criar suas próprias políticas de saúde e ajudar na execução das políticas nacionais aplicando recursos próprios (mínimo de 12% de sua receita) além dos repassados pela União. Os Estados também repassam verbas aos municípios. Além disso, os estados coordenam sua rede de laboratórios e hemocentros, definem os hospitais de referência e gerenciam os locais de atendimentos complexos da região.

Municípios
É dever do município garantir os serviços de atenção básica à saúde e prestar serviços em sua localidade, com a parceria dos governos estadual e federal. As prefeituras também criam políticas de saúde e colaboram com a aplicação das políticas nacionais e estaduais, aplicando recursos próprios (mínimo de 15% de sua receita) e os repassados pela União e pelo estado. Igualmente os municípios devem organizar e controlar os laboratórios e hemocentros. Os serviços de saúde da cidade também são administrados pelos municípios, mesmo aqueles mais complexos.

Para checar se a União (governo federal) fez a parte dele, é só checar no Portal da Transparência.

Bonus - Ouvimos muitos impropérios proferidos contra a Presidente Dilma por conta dos aumentos de: IPTU, IPVA e ICMS. Adivinhem em qual desses imposto a Presidente tem qualquer coisa a ver. Acertou quem disse em nenhum, O IPTU é totalmente Municipal, e p Prefeito define e alícota e a estimativa do valor do Metro quadrado da área da propriedade, esses parâmetros definem o valor a ser cobrado de IPTU, e são de exclusividade do Prefeito do município.
Quanto ao IPVS e ICMS são totalmente gerenciados, definidos percentuais, taxas, e tudo o mais exclusivamente pelo Governo estadual. O Presidente nem passa por pertoi na responsabilidade dessas taxas.

Pense antes de falar besteira!!!!!

Tico

Comments:

Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?