domingo, abril 19, 2020

 

Apenas uma reflexão!!!!

.
Oi Pessoal!!!

E desta vez vamos falar de um assunto complexo e controverso, estamos falando de racismo, se é que temos condições de cobrir todos os aspectos desse problema que agora está um voga no Brasil. É fato que esse não é o problema mais importante comparado a todos os problemas e mazelas que estão açoitando nosso povo neste momento. Mas vamos tentar: O racismo no Brasil tem mais de 500 anos, pois quando os colonizadores chegaram aqui, já trouxeram isso com eles, e na época era coisa aceita por toda a sociedade e isso incluía a igreja e todos que faziam parte da sociedade existente à época.
A Abolição custou à família real a proclamação da República e tudo que veio com isso.Até aqui nada de novo, isso tudo é de domínio público.

Passaram os séculos e a coisa foi sendo atenuada e ainda restam pequenos "núcleos duros" que resistem e são realmente racistas. E a grande parte da população que tem entranhado em sua formação o chamado racismo estrutural, que acreditamos permanecerá ainda por muito tempo até que seja eliminado da formação e das mentes do povo brasileiro, mas ainda há uma longa caminhada até essa limpeza se tornar sólida na sociedade brasileira. É bom lembrar que ainda há pouco tempo a coisa era muito mais liberada, é só lembrar de como os outros integrantes tratavam o personagem Mussum nos programa infantil "Os Trapalhões", também acontecia com Helio de La Peña no "Casseta e Planeta" e no humor em geral. Na música era "Nega do Cabelo Duro", "O Teu cabelo não nega", "Nega maluca" e outras tantas, assim é na literatura, no tratamento informal do povo e em todos os outros tópicos que possamos abordar. É difícil de uma hora para a outra querermos eliminar coisa tão arraigada assim como que dizendo "abracadabra" e em um passe de mágica eliminar toda e qualquer menção que possa denotar algum racismo. Dito isso, a questão é: Como podemos querer exigir que todos os brasileiros não deixem escapar e na maioria das situações quem"comete o erro" não tem a exata noção de que está sendo racista, estamos sim caminhando para a eliminação desse defeito que carregamos e que na verdade nos foi ensinado, por pessoas que não tinham nenhuma consciência que isso seria errado.

Então, repetindo, como exigir agora que ninguém se expresse e use algumas expressões que soem racistas??? Ainda precisaremos de alguns anos ou décadas para chegarmos ao ponto que está sendo exigido agora, e qualquer deslize cometido pelas pessoas, já se exige que sejam colocadas "na fogueira" e punidas por um crime que em sua maioria o criminoso nem tem noção de tê-lo cometido. É exagero??? É o correto a se fazer??? É justo??? É merecedor de linchamento quem comete tal crime??? Não temos a certeza de nada, só sabemos com certeza que é hora de educar, de ensinar as pessoas e orientar o que seria o correto, se bem que mesmo entre os negros e suas organizações anti-racismo ainda não existe um consenso do que seria o certo e o errado. Esperamos que consigamos eliminar em nosso povo essa coisa grotesca que é o racismo, e que um dia possamos todos nos olhar e vermos apenas pessoas. Nada de diferenças nos chamem atenção, nos façam olhar diferente para um ou para outro, que brancos, negros, índios, mestiços de todas as raças, e todos os brasileiros sejam um só povo e caminhem de mãos dadas para construirmos um Brasil melhor para todos.

Esperamos que tenhamos nos feito entender, e que isso ajude alguém a se tornar melhor.

E no caso que nos levou a essa reflexão que deixem de procurar "pelo em ovo" no BBB20, e abram os olhos para outros casos que estão acontecendo, e a misogenia é um deles, os mesmos que passam pano para Babu, destroçam Thelma. Os mesmos que dizem que um merece mais por ser pobre, anulam tudo que assistiram e dizem que outros não merecem por ter uma vida melhor aqui fora, isso também é um modo de fazer diferença entre pessoas sem motivação do que estão aqui para julgar que é o que fizeram ou deixaram de fazer dentro do jogo. O que esperamos é que as pessoas ajam com justiça e focados no atos e ações de cada um dentro do jogo, e façam as escolhas corretas baseados nisso. Sem esquecer que o BBB não é obra de caridade...

E vamos aguardar o que vem pelo frente!!!

Tico

Comments:
Boa tarde! Meu comentário foi no post abaixo. Também não gosto de " coitadinho " e pobrinho" e " tadinho"...para ganhar o BBB. Nem posso falar muito pq de todos os bbb´s até hoje, talvez só tenha torcido, votado e gostado mesmo do Dourado na 2a vez q participou. Detestava o Alemão, um cafajeste covarde e medroso. Ganhou. Detestava o Dhomini , arrogante, presunçoso,acho q jamais ganharia se estivesse no BBB 20 mas lá, ganhou. Jean Wyllis então...eu tinha e tenho horror, ainda bem q sumiu...mas tb ganhou.
Dessa vez, repetindo, estou quase no tanto faz pq de todos q ainda estão, acho Mari a melhorzinha ( assim mesmo, no diminutivo ) no conjunto. Se isto acontecesse eu não ia vibrar pela vitória dela e sim pela derrota daqueles que eu não gosto mesmo...
Hoje sai a Yvi e já tem outro paredão?
 
Ri muito com a brincadeira ontem de Drag.
Ate o Bolinho participou colocando as musicas.
Foi bem engraçado.
Hoje a Yvi com certeza sai, e pelo visto com menos rejeição do que VH.
Tem nova prova do líder e novo paredão hoje.
Ontem estavam todos os vencedores do BBB no Serginho Quase todos melhor dizendo.

 
O que o Babu e a Thelma tem em comum é serem da mesma etnia, fora isso... os dois vieram de classes sociais diferentes e realidades diferentes. Talvez isso explique porque um milita e a outra não. Ambos sofrem preconceito e discriminação. Porém cada um lida de forma diferente.

Nunca fui torcedora do Babu e muito menos dos Chernoboys. Mas sempre torci pelo fogo no parquinho! 😂 Era legal ver o jogo tomando um rumo inesperado enquanto as máscaras das fadas iam caindo.

Também nunca gostei do jogo de conveniência da Thelma, se escondendo atrás das fadas e mendigando a atenção delas, mesmo sabendo que não era querida.

No geral ninguém fez um jogo impecável (será que isso é possível?), todos pisaram na bola mais de uma vez.

Dos que restaram, as que eu não queria que ganhassem são as "coerentes", mas parece que o prêmio está destinado a uma delas.
 
...e nesse paredão sou fora Manu. Ou Babu...nem sei direito mas é um dos dois.
 

Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?